O sistema de injeção diesel eletrônico representa um avanço tecnológico em relação aos sistemas mecânicos, permitindo dosar a quantidade exata de combustível para cada momento de serviço do motor, ajustando o início exato da injeção. Para atender às mais rigorosas legislações sobre gases de escape, oferece vantagens especiais, pois permite processar diversos parâmetros do motor e do meio ambiente. Dessa forma, pode-se reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes, além de se obter uma suavidade de marcha sensivelmente melhor.
Para que o Sistema de Injeção Diesel possa oferecer todos os benefícios e vantagens, precisa passar por revisões periódicas, estar bem regulado e utilizar exclusivamente peças de reposição originais. Para a correta manutenção dos sistemas diesel eletrônicos são necessários equipamentos de alta precisão sempre aferidos, bem como técnicos constantemente treinados pelos fabricantes, já que a inovação tecnológica é constante. Assim, o motor sempre receberá a quantidade de combustível adequada a cada momento de funcionamento, gerando melhor desempenho com menor consumo e baixa emissão de gases poluentes.
Unidades Injetoras (UI)
Os sistemas UI’s integram a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta para cada cilindro do motor. O sistema UI (unidade injetora) substitui a bomba injetora e os porta-injetores dos sistemas de injeção mecânicos (bomba e bicos). Esse sistema possibilita atingir elevados valores de pressão. Com a utilização desse sistema, podem-se obter benefícios como um maior pico de pressão, melhor desempenho e potência e menor emissão de gases poluentes. Esse sistema é utilizado em veículos pesados, principalmente nas linhas Scania, Iveco e Volvo.
Unidades Bombas (UP)
Os sistemas UP’s possuem uma unidade para cada cilindro do motor, acionada através de ressaltos no eixo do comando. Esse modelo de bomba unitária, vem acompanhada de um tubo de alta pressão e um porta injetor. Com a utilização desse sistema, podem-se obter benefícios como maior potência, fácil manutenção e menor emissão de gases poluentes. Esse sistema é muito utilizado em veículos pesados; no Brasil é utilizado pela MBB.
Camon Rail
O sistema de injeção Camon Rail é o mais utilizado por ser o mais flexível e eficiente sistema de injeção eletrônica Diesel da atualidade. Nesse sistema, a Unidade de Comando do Motor controla eletronicamente a abertura dos injetores. Isso possibilita a realização de injeções múltiplas em um mesmo ciclo (pré-injeção, injeção principal e pós-injeção). Consequentemente, obtêm-se diversos benefícios, como o menor nível de ruídos e o maior rendimento e controle de emissão de gases poluentes. Esse sistema é utilizado em praticamente todas as montadoras e seu uso só não acontece quando o sistema necessita de maiores níveis de pressão de injeção, que até então não são alcançados pelo sistema, todavia o avanço da tecnologia permitirá seu uso. Esse sistema permite ajustes por parte dos fabricantes basicamente alterando a programação do módulo da unidade de comando.