SERVIÇOS

Sistemas Elétricos

É cada vez maior o percentual de eletrônica embarcada nos veículos, as inovações tecnológicas necessárias para atender as legislações que visam redução de poluentes, bem como a obrigação de acompanhar as exigências do mercado frente a concorrência.

Os veículos estão cada vez mais dependentes dos sistemas elétricos e eletrônicos, o que exige dos profissionais do mercado cada vez mais investimentos em equipamentos, softwares, treinamento e desenvolvimento constantes.

Motores de Partida

Os motores de partida, também conhecidos como motores de arranque, são motores elétricos de corrente contínua, que têm como finalidade girar o volante do motor para que o mesmo atinja uma velocidade mínima que consiga as primeiras explosões no motor e passe a funcionar por si só. Esse giro inicial é proporcionado por meio de um acoplamento do motor de arranque ao volante do motor através do deslocamento de um pinhão de engrenagem que se encaixa no volante e transfere o giro do arranque para o motor do veículo.

Existem inúmeros tipos de motores de partida e de variados tamanhos, marcas, potência, mas geralmente o principio de funcionamento é o mesmo.

Alternadores

O alternador é uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica. Funciona de acordo com o fundamento da Indução eletromagnética – ele aproveita o mesmo princípio físico básico, em que a corrente elétrica flui através do rotor, criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, que resultará em corrente alternada. É importante saber que a intensidade dessa tensão/corrente não é constante. Após cada giro de 360 graus, o ciclo da tensão se repete. Por isso, num giro uniforme consegue-se uma alteração periódica da tensão, que pode ser representada como onda senoidal com meia-onda positiva e meia negativa.

Sensores

O sensor converte um sinal físico ou químico em sinais elétricos. Existem diversos tipos de sensores: posição, velocidade e rotação, aceleração, pressão, força e torque, fluxo, concentração e temperatura. Praticamente todos os sensores de qualquer sistema automotivo se encaixam em um desses tipos relacionados. É cada vez maior a quantidade de sensores nos veículos.

Atuadores

Os Atuadores são componentes responsáveis pelo controle do motor. Recebendo os sinais elétricos da central eles controlam as reações do motor.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Veja outros serviços