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Sistemas Elétricos

É cada vez maior o percentual de eletrônica embarcada nos veículos, as inovações tecnológicas necessárias para atender as legislações que visam redução de poluentes, bem como a obrigação de acompanhar as exigências do mercado frente a concorrência.

Os veículos estão cada vez mais dependentes dos sistemas elétricos e eletrônicos, o que exige dos profissionais do mercado cada vez mais investimentos em equipamentos, softwares, treinamento e desenvolvimento constantes.

Motores de Partida

Os motores de partida, também conhecidos como motores de arranque, são motores elétricos de corrente contínua, que têm como finalidade girar o volante do motor para que o mesmo atinja uma velocidade mínima que consiga as primeiras explosões no motor e passe a funcionar por si só. Esse giro inicial é proporcionado por meio de um acoplamento do motor de arranque ao volante do motor através do deslocamento de um pinhão de engrenagem que se encaixa no volante e transfere o giro do arranque para o motor do veículo.

Existem inúmeros tipos de motores de partida e de variados tamanhos, marcas, potência, mas geralmente o principio de funcionamento é o mesmo.

Alternadores

O alternador é uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica. Funciona de acordo com o fundamento da Indução eletromagnética – ele aproveita o mesmo princípio físico básico, em que a corrente elétrica flui através do rotor, criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, que resultará em corrente alternada. É importante saber que a intensidade dessa tensão/corrente não é constante. Após cada giro de 360 graus, o ciclo da tensão se repete. Por isso, num giro uniforme consegue-se uma alteração periódica da tensão, que pode ser representada como onda senoidal com meia-onda positiva e meia negativa.

Sensores

O sensor converte um sinal físico ou químico em sinais elétricos. Existem diversos tipos de sensores: posição, velocidade e rotação, aceleração, pressão, força e torque, fluxo, concentração e temperatura. Praticamente todos os sensores de qualquer sistema automotivo se encaixam em um desses tipos relacionados. É cada vez maior a quantidade de sensores nos veículos.

Atuadores

Os Atuadores são componentes responsáveis pelo controle do motor. Recebendo os sinais elétricos da central eles controlam as reações do motor.

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