Os sistemas de injeção diesel mecânicos foram desenvolvidos simultaneamente aos motores diesel de combustão interna. Ao longo dos anos foram aperfeiçoados, porém a essência se manteve inalterada.
O combustível é aspirado do tanque até a bomba injetora pela ação positiva de uma bomba de transferência (pré-alimentadora). Em seguida, passa por um filtro para remover as partículas contaminantes. A bomba de transferência, então, fornece para a bomba injetora o combustível em baixa pressão. O diesel passa pelo filtro de combustível antes de chegar à bomba.
Ela comprime o combustível até os injetores, os quais atingem altas pressões, necessárias para a atomização e queima nas câmaras de combustão, enviando-o por linhas individuais, para cada injetor. Ao alcançar o injetor, o combustível comprimido provoca o acionamento da agulha que veda os orifícios do injetor com a câmara de combustão, vencendo a carga de uma mola e calços que determinam sua pressão de abertura e possibilita a entrada do diesel de forma otimizada.
A fuga de combustível ao redor da agulha para refrigeração é recolhida pelo coletor de retorno, que o envia por uma conexão e pela tubulação de retorno ao tanque.
Para reparação e teste desses sistemas são necessárias bancadas de teste, ferramentas especiais, e conhecimento técnico.
A Bormana se originou desse tipo de atividade e é líder absoluta desse segmento na região sul.
Bomba Injetora
A bomba injetora é um dos componentes mais importantes do sistema de injeção dos veículos diesel. Ela é responsável por injetar o combustível no motor no momento certo e na quantidade exata, para que ocorra a combustão perfeita dentro dos parâmetros estabelecidos para aquela aplicação. Esse trabalho é realizado em conjunto com o regulador de rotação, que controla todas as faixas de rotação de acordo com a carga aplicada ao motor e seu funcionamento, dosando a quantidade de diesel injetado e o inicio de injeção correto para a melhor combustão. Para o correto funcionamento do sistema é necessário manter a bomba injetora sempre aferida, e para aferi-la são necessários equipamentos de teste, ferramentais e técnicos treinados.
Bico
Os bicos injetores são componentes de extrema precisão responsáveis por pulverizar finamente o combustível na câmara de combustão do motor.
Quanto melhor for a pulverização, maior será o rendimento do motor. Em consequência, se obtém mais economia de combustível com menor emissão de gases poluentes.
Os modernos motores diesel estão equipados com bicos injetores que devem injetar combustível sob pressões e temperaturas elevadas, tudo para que o veículo obtenha a maior potência possível. A combustão deve ser o mais completa possível para que os gases não contaminem o ar. Para que isso ocorra, é imprescindível que haja manutenção correta para ajustar a regulagens de pressão de acordo com o especificado pelo fabricante.